quinta-feira, 18 de julho de 2013

De gente que me representa

Quem me conhece bem sabe que não gosto de discutir sobre três assuntos: religião, política e futebol (galoooo, é freguês hahahaha*). A impressão que tenho é que fanatismo impera em qualquer diálogo sobre essas três temáticas. Evito, portanto!! Mas como não vou discutir com ninguém vou é dar minha opinião e não é bem sobre religião, mas não deixa de ser também sobre religião... ai, tô confusa rs... que se dane quem não concordar comigo.

Como disse neste post aqui, assisto ao programa do Padre Reginaldo Manzotti. Ao programa não, aos programas: esse das 10 horas e outro das 15 horas. Gosto bastante!! Eles têm me ajudado a equilibrar o bando de emoções e percalços que andam povoando minha vidinha nos últimos anos.

No programa das 10 horas, que dura uma hora, o Padre ouve vários ouvintes que ligam para lá. OUVE, se é que vocês me entendem. É nisso que ele me representa, sabem? O Padre não compara, não mede sofrimento de ninguém, não despreza nenhum tipo de dor. Nenhum!!!

O que tem de gente, nesse mundo de meu Deus que precisava aprender com ele...  Por que comigo não vale, sou ninguém capaz de ensinar isso, apesar de agir de forma bem parecida.

Eu detesto gente que ao ouvir um história triste sai com essas: "nossa, comigo aconteceu assim"; "podia ser pior"; "você reclamando de algo tão pequeno sendo que fulano de tal passa por issozzzzz." Padre Reginaldo não tem dessas. Ele ouve, aconselha e reza com a mocinha que foi traída pelo namorado, com o cara que está com câncer, com a mãe que perdeu um filho, com, com... com todos. Se ele percebe que há "intensidade" no sofrimento relatado, ele para e reza com o sofredor. Nunca o vi desprezar sofrimento de ninguém. Nem comparar. Nem zombar.

O outro aspecto positivo que ele tem é a ausência de preconceitos. Claro que ele segue os dogmas da Igreja Católica e que esses dogmas não têm evoluído tanto conforme o mundo atual almeja. Mas ele não despreza o casal gay que adota uma criança, não despreza a mulher que fez o aborto. Não despreza o evangélico que fala com ele. Ele pode não aceitar algumas ações, mas não despreza quem agiu.

Agora tem uma coisa, se ele percebe que alguém tá de mimimimi, culpando o outro por alguma desgraça cavada com as próprias mãos ele fala na cara, não doura a pílula: "minha senhora, que marido suporta tanta falação no ouvido?", "então você trai sua esposa e quer mulher sorrindo ao chegar em casa?", "se você não respeita a tristeza de seu filho, como quer ser respeitado?". Ele fala na bucha! Acho bão!!!

Por essas e por outras que Padre Reginaldo me representa. E a ele sou muito grata por me mostrar jeitos diferentes de pensar sobre o que considero de pior e mais cruel nesse mundo; nas pessoas. É como se ele, pelas novenas que faz e as orações que reza, mostrasse que meu caminhar pode ser mais suave.

Além do quê ele fez o favor de cantar, tão lindamente A tempestade vai passar com Fafá de Belém, a Diva!! Como não me representar???



* post pronto há vários dias, mas não resisti, galo perdeu ontem, né? Viva o Cruzeiro!!! hahahahahah

Nenhum comentário: