quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Seis nem sempre é meia dúzia


Seis bananas, moço, por favor, ela disse.
E o menino, com carinha de espanto, respondeu: desculpa, moça, mas Seu Zé só deixa eu vender uma dúzia, meia dúzia, duas dúzia, mas seis banana ele disse que não posso, que é pra num atrapaiá as conta.
Dê cá meia dúzia então, que tá tudo bem, falou a moça achando aquilo muito estranho.
Ela resolveu, então, testar o menino e aquele jeito de vender frutas. Agora, menino, me dê seis laranjas. Laranja pode assim, né? Ela perguntou.
Meio impaciente com quem não sabia o mundo dos negócios de uma feira, em beira de estrada, o menino falou disparado, quase sem fôlego: pode não, moça, laranja é igualabanana, nois só vendi na dúzia.
Tá, me vende meia dúzia dessas laranjas, escolhe as mais bonitas pra mim? Ela pediu.
Pó dexá, dona, quem chega primeiru leva as mió...
O menino embrulhou as laranjas no jornal; fez contas rapidinho; moça pagou, agradeceu e foi embora.
Ela deu dois passos, sorriso no rosto, mas decidida virou-se para o garoto e tentou outra fruta. E disse: acho que vou levar abacaxi, me dê seis abacaxis?
O garoto não retrucou, pegou os abacaxis, colocou-os numa sacola, disse quanto custava, a moça pagou, ele devolveu o troco satisfeito – havia feito uma boa venda, Seu Zé ia gostá de vê, pensou – agradeceu a moça e desejou que ela fizesse uma boa viagem.
E a moça, já indo embora, não resistiu e perguntou ao garoto: por que você me vendeu seis abacaxis e não meia dúzia ou uma dúzia? Por que abacaxi pode, bananas e laranjas, não?
O menino, coçando a cabeça, como num resquício de impaciência disse: ahh moça onde já se viu alguém passar na estrada e comprá aqui na nossa fêrinha meia dúzia ou uma dúzia de abacaxi? Ninguém faz isso não. Abacaxi é fruta grande, coisa grande a gente vende é nas quantidade, não nas dúzia, sabia não? Qui custuma sê assim.
Ela saiu sorrindo já imaginando que ninguém iria acreditar que ali, bem pertinho da cidade grande, pra alguns meia dúzia não significava, necessariamente, seis unidades. Talvez nem falasse nada pros amigos, faria apenas uma boa salada de frutas com meia dúzia de laranjas, meia dúzia de bananas e seis abacaxis...

4 comentários:

Palmitos e Cogumelos disse...

Rosaninha,
Que escrita boa sô!

Helô disse...

Muito bom, Rosanita! Texto leve, muito gostoso de ler. Bj

Rafael Freitas disse...

Essa moça podia levar um bocadinho de salada de fruta pra esse menino, né não?!

Seis beijos pra sra, mainha!

Laura Reis disse...

meia dúzia de 'muito bom' pra esse post.