sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

De senzala e férias

Programei minhas férias pós 2014 mais de uma vez. Nem me recordo das primeiras datas que estipulei para início e fim delas. A intenção, desde sempre, era um mês inteirinho à toa, porque mereço. O mês de janeiro, de preferência. Mas em função de dois clientes queridos, que precisam de últimos ajustes nos trabalhos que acompanhei desde o início, vou usar uns quatro dias, no máximo cinco, para atendê-los. Afora isso não abrirei mão de meus dias de folga e quero ajuda dos universitários para cumprir esse meu primeiro projeto de 2015.

Muita gente sabe que em 2014 amarguei vários dias sem trabalhar, mas foram tão, tão cansativos que se pudesse escolher, eu trabalharia dobrado. Dias sem senzala e sem vida, na verdade. Quero muito encerrar esse assunto, vamos ver; mas enquanto ele estiver entalado na goela vou falar e falar dele porque posso: sou dona dessa banca. Quem sabe exorcizo o bichim???

Por conta desses dias tão estressantes é que me propus a trinta dias de folga para o início de 2015. Que sejam dias fragmentados, não importa, mas quero eles todinhos para mim. A vontade de voltar à senzala com força renovada e dar pulinhos de alegria ao fechar um trabalho bem feito é tanta, mas tanta, que até me vejo voltando a ser aquela Rosaninha feliz e realizada com senzala concluída

E sobre os clientes quero mesmo eliminar os que não me dão valor e os esquecidos. Juro, não consigo entender gente que esquece de pagar contas. E não consigo entender, também, gente que diz: "é facinho, rapidinho você faz." Nada me fará entendê-los. Não existe trabalho fácil. Não existe isso de esquecer de pagar. Essas duas atitudes representam o que há de pior do cliente para com quem lhe presta serviço: o pouco caso.

E sobre os trabalhos, não vou executar nenhum em 2015 que constitua retrabalho. Gente, não há coisa pior no mundo do que formatar, revisar e dar pitacos em trabalhos malfeitos e plagiados. Nada me fará trabalhar em textos assim em 2015. Nem o cliente mais fofo do mundo, nem pagamento dobrado.

Um dos meus sonhos para 2015: voltar a sentir prazer com a minha senzala. Que eu fique cansada, cheia de dúvidas, e até um tiquim estressada porque faz parte, mas quero aquele prazer de antes. Aquele prazer de dar pinceladas num trabalho acadêmico deixando-o como uma pintura bonita, valorosa e original. E receber bem por isso, claro.

2 comentários:

Helô disse...

Tô de olho em você.

Rosana Tibúrcio disse...

Obrigada, amiga universitária... <3