terça-feira, 23 de abril de 2013

Carta aos moderninhos alienados


Vocês me veem travestida de moderninha virtual, não é? Até sou sabe? Gosto do moderno. Sou ligada em internet e estou em quase todas as redes; vide Dona da Banca, por exemplo. Viver sem celular e as possibilidades de sms a todo instante, não tem mais como. Também penso assim... como vocês.

Mas, por outro lado, sou antigona. Gosto de conversar com quem conversa comigo, olho no olho. Foi assim que eu aprendi. Foi assim que ensinei. É assim que eu gosto e não abro mão. E... não consigo acompanhar essa "modernidade" de vocês que nunca estão presentes; estão sempre alienados no que se refere à afetividade. É como percebo esses nossos contatos.  

Vocês, meus queridos, são tão moderninhos... mas vivem com um pé fora do momento/lugar onde estão fisicamente. Vocês querem estar em todos os lugares. O dia que descobrirem que não estão em nenhum... que vazio sentirão. Mas ó, estarei por aqui para acolhê-los.

Que agonia eu tenho de cumprimentar vocês que erguem a cabeça para um sorriso, um oi, quiçá um abraço e voltam os olhos para o teclado do celular e os dedos para as teclas do aparelho.

E vocês não estão comigo quando estão, sabem? Só que não estão também naquele lugar para onde dirigem a atenção. E o que é pior, se vocês estivessem naquele "evento" que estão de olho agora, estariam, sem sombra de dúvida, vasculhando fotos de outro qualquer... sem vivenciar, com intensidade, nenhum deles.

É tudo muito raso quando nos encontramos. As conversas são rasas, pois interrompidas a todo instante por aquele novo comentário no facebook, o tweet engraçado, a nova foto no instagram – daquela perua – da perua que vocês seguem.  Não há base nas nossas conversas e elas estão fadadas ao fracasso.

Fico imaginando o que se passa na cabeça de vocês. Faço uma ideia e posso até errar, mas por pouco. Quase certeza do caos, desordenação e estranheza que há dentro delas. Mas... e o que se passa no coração de vocês? Não sei, mas tenho vontade de saber. Em algum momento do dia o aparelho acaba a bateria. Na hora do banho, por exemplo? Não devem levar o celular para o banho... devem? O que pensam nessas horas? Sobre o quê refletem? Refletem??

Tenho birra dessa situação em que me vejo "usada" por vocês que estão conversando comigo e ligados noutras situações. Tenho birra de todos que agem dessa forma perto de mim. E não me venham com essa de que: "hoje é assim, todo mundo faz desse jeito." Todos erradinhos.

Eu aqui, sozinha em minha casa, sou mais companhia de mim do que vocês que vêm me visitar ligados a um celular, um tablet, um aphone, um apmerda.

Querem saber? Dispenso suas companhias. Caso queiram conversar comigo, temos twitter, facebook para isso né? Mas querem dizer algo confidencial? Ué, para isso temos facebook  e as mensagens inbox. Caso eu não esteja conversando com ninguém aqui, cara a cara, ou comigo mesma, respondo vocês rapidinho. Por que sabem? Na atualidade vocês são mais carinhosos e presentes quando estão distante.

E o portão de minha casa continuará fechado para vocês que são, assim, tão ligadinhos nessa modernidade. Cansei de nossas conversas rasas, sacumé??? Vão atualizar todos esses programinhas e até o próximo sms, tweet, comentário ou foto...

Beijos, dos virtuais...


Obs.: em maio de 2009 eu reclamava, neste post, do uso indevido do celular. Nem imaginava que a coisa ia piorar des tanto. 

11 comentários:

Vanderley José Pereira disse...

Eu sou assim, ou sou caloroso ao vivo??? e virtualmente sou afetuoso???

beijos

Vanderley José Pereira disse...

Gente olha la na figura 11, da para ver a metade da minha cabeça, ou seja ela estava no facebook. Eita viadagem.

Vanderley José Pereira disse...

Olhem só. É muito amô quando tá nessa fase: do babadinho processando. Interessante é quando começa. Às vezes começa com um ano de prazo para o processamento, passa pra num sei quantas semanas. Se vocês tiverem à toa, observem a passagem do tempo e vejam como tudo é muito relativo, vejam como a vida passa diante de nossos olhos por um fio zzzzzzzzzz



Morri de ri, filosofia pura!!!

Vanderley José Pereira disse...

queria falar não, mas nos desenhos eu sou o mais bonito! morram de inveja

Vanderley José Pereira disse...

curiosidade as pastas que vc tampou era sobre o que??????

Rosaninha safadinha!!!

Vanderley José Pereira disse...

adorei a foto de vc na praia... gostaria de saber quem são os coadjuvantes (escrevi certo)?

Vanderley José Pereira disse...

o melhor e ver a evolução, ou regressão com queira, dos desenhos que começaram todos elaborados e terminando minimalistas...

Vanderley José Pereira disse...

A Chaves bem que podia fazer um blog sobre português né?

Vanderley José Pereira disse...

o meu cabelo no desenho da marina ficou identico... até os arrepiados...

Vanderley José Pereira disse...

o meu cabelo no desenho da marina ficou identico... até os arrepiados...

Vanderley José Pereira disse...

Moral da história o que a Rosana ganhou com isso , além do nosso amô e do muito obrigado, o quê, o quê????


Ela aprendeu fazer SETAS no paint.


Palmas...