sábado, 11 de agosto de 2012

Sugestão impositiva

Não sei vocês; mas comigo tem acontecido deu receber vários e-mails ou, ainda, ler sugestões carregadas de imposição e constrangimento, no facebook. 
Acontece que meu procedimento em relação a esse tipo de coisa que recebo: estimulo + intimidação, juntos, resulta em resistência, preguiça, "não obediência"...

Explico: um e-mail que recebi essa semana "sugeria" que eu assistisse a apresentação de um calouro brasileiro no America's got talent. O e-mail dizia que a voz dele era linda, que foi muito aplaudido, que os jurados gostaram, o público também. Fiquei curiosa e já ia clicar no link, aí eis que... a próxima frase do e-mail vinha carregada de imposição, constrangimento, com o intuito de sujigar o leitor. Fragmentos como "ninguém da mídia brasileira deu crédito", "menos acesso que o 'para nossa alegria' teve"; "enquanto o país de Susan Boyle apoia a cantora, nossa gente nem fica sabendo"... e por aí. Depois informam que Luiz Meneghin (nome do cantor) precisava de 1 milhão de acesso para conquistar prêmio.

Aí eu pergunto: E daí, se "para a nossa alegria" teve mais acesso? O que tem uma coisa a ver com outra? Por que não só elogiar o cantor? Qual a intenção de quem faz esse tipo de comparação? E por que não só um convite para assistir ao vídeo e a informação de que ele precisa de tantos acessos para ser aprovado? Talvez com um: "se você gostou sugira o vídeo a um amigo e vamos contribuir para a vitória de Luiz Meneghin..." Pronto!!
Tudo bem, o vídeo parece que não é atual, que a outra etapa já se foi. Não importa, poderia ser algo para hoje.
Pra mim quem criou o texto do e-mail é um opressor e quem o repassa sem emitir sua opinião é distraído ou faz tudo no automático. Né possível!!!!

De repente, também, pode ser que eu seja mesmo só uma chata. Ocorre que esse tipo de texto sugestivo me incomoda, nunca gostei de ser sujigada a fazer qualquer tipo de coisa. Ninguém me convence com esse jeito.

O mesmo tem acontecido no facebook.
Agora mesmo vi uma dessas fotos do mural que amo - só que ao contrário - que sugeria  uma declaração de amor aos pais. Lindo né? NÃO! Porque a sugestão vinha acompanhada daquela coisa constrangedora "nunca vi ninguém compartilhando uma imagem dizendo: pai, eu te amo." Ow, por que não escrever só uma coisa carinhosinha e aí... compartilha quem quiser??? Ao que me parece, o texto indica que se quem não compartilhar a chatééééérrima foto do mural não ama seu pai. [Oi???]

Ahhhhhh, gente!!! Tenho saúde pra isso não. Sou assim desde novinha. Claro que pensei, seriamente e por muito tempo, que essa característica seria eliminada com o passar dos anos. Que eu seria uma sábia, e que 'obedeceria' mais. Que nada!!!!!
A cada dia sou mais intolerante com quem quer me fazer engolir  goela abaixo, algo sem respirar, sem água, sem vontade própria: sem tesão!!!
Imposição tem sido, a vida inteira, a forma mais rápida de provocar minha apatia. E antipatia.

2 comentários:

Helô disse...

É isso aí Rosanita! Já nem abro mais alguns emails que, pelo texto de chamada, me fazem concluir que sejam de cunho político ou religioso. E essas fotos :"Sei que você não vai compartilhar porque é racista, ou não ama, ou..." coisas desse tipo, já viu?

Karina disse...

Oi Rosana!!! Também não gosto dessas mensagens tanto que só compartilho o que eu gosto, não importa se vão pensar que sou chata, fria e qlq outra coisa.

Achei que era rebeldia minha por fazer isso. As vezes rio ironicamente quando leio uma mensagem dessa!!! Claro que compartilho se eu estiver com muito bom humor e achar a mensagem muito interessante ou cuti-cuti... mas isso é raro!!!

Outras coisa irritante são as correntes por e-mail ou face. Corto tudo. Não acredito nisso.

Boa semana!

Bjs