quarta-feira, 11 de maio de 2011

Gasparina: tesouro

Origem do nome Gasparina: persa
Características: Você é séria e ativa. Busca a perfeição em tudo que faz e no que fazem para você. Conversa sobre qualquer assunto e se dá bem em qualquer lugar.
Fonte principal dos dados: veja aqui.


Pra começo de assunto ter o nome de Gasparina não deve ser lá uma coisa muito bacana. E minhas filhas podem me agradecer pra toda vida, já que não dei a elas o nome de uma das avós.
Um amigo de muito tempo dizia que coloquei o nome de Marina, na minha primeira, em homenagem às avós: Maria e Gasparina (mas isso é papo pra outros posts... rs).
Enfim, é a minha ex-sogra - ela odiava quando eu dizia que era ex-sogra - a "homenageada" da vez. No fundo, bem lá no fundo, eu era a nora mais querida... Porque ex hihihi

Agora, falando a sério, aprendi muita coisa com a Dona Gasparina, fui e serei grata pelo carinho e cuidado que ela sempre dispensou às minhas meninas. Ela era muito engraçada, quando queria. Mas... bem por minhas filhas e, em sua memória mesmo, é que não vou me ligar aos defeitos... já que todos têm, inclusive ela tinha.
Enfim... eis aquela minha "breve" introdução. Vamos lá.

Você é séria - hum, sei não, ela não era não, era brincalhona, avacalhada, e quando estava de cara séria não era por seriedade, era por raiva mesmo. Acho não. Ela não.

... e ativa - ah, isso era, parecia uma pulga, não parava quieta de jeito nenhum. Nunca. Tinha ação pra tudo, opinião pra tudo e quase sempre acertava.

Busca a perfeição em tudo que faz - mágêntê, era muito isso mesmo. Nó, perfeccionista à décima potência. Até quando ela adoeceu e ficou de cama, sem conseguir se mover de um lado, as coisinhas dela eram arrumadinhas. Uma das vezes que fui visitá-la encontrei a danada dobrando uma porção de guardanapos, do mesmo tamanhinho, e com uma mão só, pra deixar ali, ao lado da cama, pra quando precisasse. Eu sempre brinco que quando minhas meninas eram pequenas e ela dava banho em qualquer uma delas, a impressão que eu tinha é que ela usava algum produto diferente, de tanto que as meninas "pareciam" mais limpas. Como se ela tivesse nas mãos e no cuidado, uma espécie de "bombril pra humanos".

... e no que fazem para você - coitadas das ajudantes que ela arrumava. Elas sofriam e muito e, nem doente, deixou de exigir perfeição. Mas também tinha uma coisa: quem aprendia com ela, queria aprender, se tornava muito, mas muito organizada, caprichosa, asseada.

Conversa sobre qualquer assunto - muito a ver com Dona Gasparina. Ela não se enrolava em nenhuma questão. Muitas vezes fiquei pensando e falava sobre isso com meu ex, ele também concordava, que se ela tivesse tido a oportunidade de prosseguir nos estudos ninguém iria segurar. Era desenvolta que só. Acrescento nesse "conversa sobre..." um: conversa muito. Porque né por nada não, mas ela conversava muito, o tempo todo, ao telefone então... característica que minha grandona pegou como herança. Eita quando essas duas se encontravam. Não tinha pra mais ninguém.

Se dá bem em qualquer lugar - também concordo com essa característica. Que fosse lugar simples ou mais chique tava tudo bem pra ela. Por ser um tanto "altiva" nos ambientes mais sofisticados ela se misturava como se tivesse, a vida toda, vivido ali. Nos mais simples, tirava de letra.

Acrescento ainda, no que captei da Gasparina, a dona do post, outra característica: vaidade. Ela era muito vaidosa e gostava que os outros fossem. A penúltima vez  que fui visitá-la ela pegou minhas mãos, olhou pras minhas unhas - sem esmalte -  com cara feia, balançou a cabeça e fez sinal, de negativo, com o polegar. Ou seja, ela dizia: faça as unhas, Rosana. Eu perguntei - ela ouvia - minhas unhas estão feias, né? Tenho que esmaltar? Ela balançou a cabeça com um sim.
Essa era a minha ex-sogra, avó de minhas meninas.  Ela tinha outras tantas características, muito fortes, mas que não cabem aqui neste post homenagem... Uma pessoa a ser estudada. Juro!

Nenhum comentário: