terça-feira, 27 de abril de 2010

Aos filhos da mãe

Então a história é assim: cresceram um pouquinho, criaram cabelo na barba e noutros lugares do corpo e pensam que já sabem tudo da vida?
Ah, nada a ver com cabelo crescendo?
Hum, pode ser verdade!
Já sei: iniciaram a vida amorosa-sexual-romântica e a experiência é mais que a de qualquer ser humano num raio de oitocentos milhões de metros quadrados.
É isso? Uns até já se casaram, né mesmo? Como tudo hoje é mais rápido (alô avanço tecnológicooo) e porque já casados, pensam que nessas merrequinhas de anos de vida em comum sabem mais que a mãe de vocês; ela que viveu por mais de trinta anos para e com um homem só (que é o pai de vocês, a propósito).
Presunção mandou lembrança, né macacada?
A altivez pode reinar? Pode sim, vocês diriam, pois já trabalham e se sustentam. Pode ser.
Quer saber? Quando crescer quero ser "igualzinha" a vocês. Assim: “eu sei tudo e te ensino, mesmo que não me pergunte nada e não quiser aprender, mas ensino.”
Com as experiências de mais ou menos trinta anos de vida, que é o que cada um tem, já sabem bem “o que cantar, como andar, onde ir; o que dizer, o que calar, a quem querer...” Certo? Gilberto Gil mandou lembranças: aquele abraço!!
Nenhum de vocês parou um pouquinho pra se perguntar: quem ficava ao lado daquele preterido em determinados momentos? Quando um ia pro canto porque os outros não queriam sua presença, quem ia lá fazer companhia? O outro irmão? Claro que não, seus babacas. Era a mãe de vocês.
Contar outra coisinha que vocês não sabem. No tempo que a mãe de vocês ficou sozinha ela precisou "aprender a só ser" (licença, Gil, de novo) sem sofrer demasiadamente, aprendeu e não contou com nenhum de vocês pra ensiná-la ou mesmo para acalentá-la.
Lembram? Claro que não, ninguém parou para ouvir o choro dela. Cada um que cuidasse de sua vida, certo? Se era pra ser o tempo todo assim, certo.
Mas e agora, e agora que ela não quer mais ficar só, é obrigada a ouvir “se namorar fulano eu não converso mais com você.” Sério isso?
Quem de vocês vai criar vergonha na cara primeiro, usar o bom senso e dar uma chacoalhada nos outros irmãos?
Nenhum? Todos vão continuar com birrinha e batendo o pé?
Quer saber? Quero papo com vocês mais não, cansei.
Uma sugestão apenas: vão limpar a bundinha um do outro que vocês estão mais é cheirando a bosta.
Partiu, moçada. Crescer!

4 comentários:

Helô disse...

Querida amiga! Sem palavras! Me aproprio do texto sem vergonha alguma. Um beijo enorme de quem te quer muito bem.

Rosana Tibúrcio disse...

Helô, ele é todo seu, amiga.
Beijossss

Palmitos e Cogumelos disse...

Ser mãe é superlativo!

Rafael Freitas disse...

Vou mandar esse texto pros filhos da madrinha do Gu! Ela vai adorar!