segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Z de Zii e Zie

Daniel, Ricardo, eu, Moreno, Marcelo: os Velosos escondidos: Moreno de costas e eu com a cara no escuro.
Legenda do próprio Caê em: http://www.obraemprogresso.com.br/page/2/


Zii e Zie é o nome do novo CD do Caetano Veloso: “obra” ainda “em progresso.”
Zii e Zie são nomes italianos que significam “tios e tias.” Caetano
assim diz sobre o nome escolhido para seu novo trabalho: "Mas vocês todos deviam saber o que é Zii e Zie em italiano. Escolhi o nome pela impressão curiosa (e bela) que essas palavras simples causam quando escritas juntas. As encontrei assim na tradução italiana de Istambul, de Orhan Pamuk, que li na ida à Turquia, presente de uma italiana espectadora assídua dos meus shows. É um modo livre, misterioso e revelador de coisas que não sei, de nomear um disco tão lançado à aventura".
Participar do Obra tem sido uma delícia para mim. Acompanhar a criação de Zii e Zie não é pra qualquer um, na verdade. Até da votação de Incompatiblidade de gênios eu participei (tá, perdi... votei na versão 1 e a 2 ganhou). Não importei muito porque, na verdade, eu não gostei de nenhuma das versões, achei monótona por demais. AdoUUUro o Caetano. Daria pra ele, se possível, mas não quer dizer que eu seja uma pessoa fanática. Aliás, detesto fanatismo (mas isso é tema pra outro post).
A feitura de Zii e Zie e a “criação” do blog Obra em Progresso tem sido enriquecedor para mim. Descobri que não sei nada de nada e mesmo assim inda dou pitaco por lá. De boa.
Quero ter este disco se Deus quiser, o mais rápido que eu conseguir. E ele terá um novo sabor para mim, é assim, como se eu, mesmo não entendendo nada de nada, tenha participado de Zii e Zie. Tá certo que o Cae nunca falou meu nominho lá (garrandu um ódio dos já citados por ele), mas tudo bem... alguns participantes já me citaram, e já tá de bom tamanho, já que virei fã de muitos.
Por intermédio de Zii e Zie e do blog Obra em Progresso, fiquei “conhecendo” um monte de pessoinhas bacanas por quem já sinto afeto: Nelson, Glauber, Teteco dos Anjos, Salem, Lícia, Luiz Castello, Joana, Gil, Miriam, Exequiela, Verônica, Luedy e outros mais.
Alguns me tocam mais, não sei bem o porquê disso, penso que é sempre assim, na verdade, em todo lugar que a gente vai, mesmo que virtualmente.
Joaldo (o Lalo), é um amor de pessoa, está sempre nos meus pensamentos e é meu amigo no orkut; sempre muito atento a tudo e nos deve um relato de seu encontro com o Caê.
Heloisa, de quem sou fã incondicional, tem uma classe e inteligência de babar, sabe tudo de português, a danada...além do quê, inda caiu nas graças de Caê... (ai ai, isso me mata, confesso rs).
Rafael*, se não bastasse ser tããããooo lindo, é tudo de bom, escreve que é uma maravilha; é gentil e generoso; um pesquisador nato; um tudo. É quase uma sina os “Rafaeis” serem como filhos pra mim, adoro esse menino.
Labi Barrô – é TUDO. Quisera eu ter um décimo daquela espiritualidade e inteligência. Adoro tudo que ela escreve, é muito engraçada e antenada; tô louca pra ela criar um blog, pois serei leitora assídua. E ela diz que me lê por aqui. Fiquei toda feliz.
Z de Zii e Zie fecha, portanto, com chave de ouro esse meu exercício, que se iniciou com o A de amor (ao me referir à minha grandona Nina), passou por vários relatos atuais, por historinhas do passado, e termina com amor também: amor por um ídolo muito, mas muito querido, que é o Caê. Adouuuuro!!!

*No
blog de Rafael tem um babadinho interessante (MP4 virtual). É é só acessar para ouvir as canções já prontas do Zii e Zie.

3 comentários:

UM DIA SEREI EU MESMA disse...

Mas é caetanista demais!!!! Leio vc lá.

Anônimo disse...

A sua relação com Caetano é linda! Você fala com tanto carinho dele, do blog, das músicas, dos CDS, que acabamos virando admiradoras por tabela...

e que venha o "zii e zie"!!

Anônimo disse...

Eu sou um dos Rafaéis!!!
Eu tava com birinha do Caê, mas que bom que a sra me explicou o contexto todo!