segunda-feira, 11 de abril de 2011

De nomes, significados, características e... seus donos


Desde 1997, quando saí do Banco ou me fizeram sair (mas isso é papo pra outro post) eu trabalho com livros personalizados infantis e gravuras de significados de nome. Os livros estou deixando de lado, mas as gravuras, não; eu gosto, acredito que cada nome carrega características específicas, tais como os signos. Não perco tempo discutindo esse assunto com niiiiinguém, pois quem não acredita é o ó... mas eu acredito e isso basta. 
Não sei quantas gravuras já vendi até hoje, mas em quase quatorze anos de trabalho só duas vezes eu vi alguém dizer que não concordava com o que lia a respeito de determinado nome.
No primeiro caso, enquanto a moça dizia que as características de seu nome não correspondiam à realidade, a mãe dela que, além de mãe, é psicóloga, apenas respondeu: "está muito enganada, é você escritinha".
O segundo caso ocorreu há um mês, mais ou menos. Um rapaz veio trazer um babadinho que eu pedi numa loja e se encantou com o significado do nome Lílian e disse que esse nome e suas características representavam, exatamente, a sua mulher. Perguntei o nome dela, contei o que significava, e ele: "ééé tem algo a ver, mas o de Lílian é ela, sem tirar nem por." Doce mistério!!!!

Mas então... sempre tive vontade - mas nunca fui suficientemente ousada - de escrever algumas coisas a respeito de determinados nomes, levando em conta essas características e confrontando-as com pessoas conhecidas. Fiquei só na vontade, por muito tempo.

eis que ganho um livro do meu irmão mais velho - faz alguns anos já -, escrito por Maria Esther Maciel que, por sinal, é patense: "O livro dos nomes". Amei, li de uma sentada só. Recomendo.

Pensei: alguém teve uma ideia também interessante, sobre nomes, significados e relatos... Só que o livro dela é um tanto diferente do que imaginei escrever: os nomes e as histórias que eles carregam se misturam uns com os outros. É muito bom.

Fiquei quieta só admirando a escritora, sua ideia e seus textos. Um tempo depois, inventei de criar uma série dos nomes aqui no blog; mas eram nomes "criados" pra personagens verdadeiros que eu conhecia. E dessas pessoas nem sempre eu falava bem, na verdade (momento: sou má sim, e daí??? rs).

Agora eu decidi criar uma nova série aqui no blog, e escolhi usar nomes de pessoas que eu conheço, nomes reais, citar as características desses nomes, seus significados e origem e fazer um paralelo entre o que eu considero da pessoa em questão com aquilo que a "ciência" aponta; enfocando, também, alguns aspectos que não concordo.  Vamos ver no que isso vai dar. 

Afinal, o Rafa, meu amado filhote postiço, tem me pedido isso direto: voltar à série de nomes. No fundo é uma vontade que ele tem de ser "esmiuçado" por mim; acha que só vou falar bem dele. Pobre criança inocente... 

Porém, há sempre um porém, eu tenho TOC, todos já sabem, eu preciso de uma ordem qualquer. Como proceder?
Hummmm, até amanhã ou depois, resolvo. Provavelmente usarei a ordem alfabética, porque é bem minha cara. Mas algo me diz que eu posso abrir uma exceção e começar essa nova série com a letra "erre"; depois eu pego o "a" e o embalo. Me aguardem!!!

Citei o livro e a autora Esther apenas como forma de indicar que sei da obra dela, li, tenho, gosto e que, acima de tudo, não pretendo imitá-la... mas né? O que há de gente atolada na maledicência por aí nesse mundo de meu Deus, num é pouca coisa; melhor prevenir, porque minha tolerância continua em baixa.
Até amanhã, ou depois, com Rafael, ou não...rs 


Obs.: utilizarei como fonte básica para os posts da série em questão, a minha ex-franquia, que não vou dizer o nome (porque não quero e porque melhorei muita coisa escrita por ela - uma tradução ridícula do inglês para português - gerundismo era o de menos, enfim...) e os livros relacionados abaixo.


GUÉRIOS, Rosário Farâni Mansur. Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. São Paulo: Ave Maria, 1981.
LOURENZI, Hercílio (Editor); KEIZI, Minami (Redator resp.). Bebê escolha o seu nome: grande livro de nomes. São Paulo: Escala, 1994. 
REVISTA CRESCER. 2000 nomes de meninas e meninos. Rio de Janeiro: Globo, [199-].

2 comentários:

Helô disse...

Legal essa idéia! Gostei. Gostei porque acredito que os nomes têm muito a ver com quem os carrega. Bjs.

Laura Reis disse...

não precisa se justificar tanto. te amamos.
mesmo você preferindo o rafa...

prometo que essa série eu acompanho direitinho!