sexta-feira, 6 de abril de 2012

Nova série: um livro

Série: ro


Resolvi postar no “A dona da Banca” um dos meus mais amados posts do Guaraná com Canudinho, postado em 3 de novembro de 2011. A minha intenção é elaborar, por aqui, o que pretendo escrever nesse meu suposto “livro”. A propósito, eu tinha 55 anos, quando desse post. Hoje, não mais...
Pra quem ainda não sabe (se é que há algum interesse hehehe) eu faço parte de um blog comunitário: o Guaraná com Canudinho. Somos seis postantes: Laura, Rafa, Marina (Nina)  eu e Taffarel. Cada um de nós posta num dia da semana: de segunda a sexta-feira, na ordem colocada. Eu escrevo na quinta-feira e “nas quintas, há sempre algo diferente no ar” (meu bordão).
A cada semana há um tema proposto e, na semana de 31 de outubro a 4 de novembro, o tema foi “um livro”, em que deveríamos criar um texto sobre um livro que “escreveríamos”. Esse texto teria que ter: uma sinopse, um sumário e a biografia do postante.
Eis o meu post.

(postado em 3 de novembro de 2011)
Tema: um livro
Por Rosana Tibúrcio

Arquivo pessoal
Sinopse
Neste livro "Um olhar que apreende" Rosana relata o que seus olhos captam e o que lhe interessa de fato: gentes, manias e comportamentos.
As crônicas apresentadas nesse emocionante e divertido livro são reflexos da observação que Rosana faz do mundo e de suas gentes.

Numa obra mais autobiográfica do que biográfica – pois até quando relata o que vê, interfere na história expondo seu jeito de pensar e entender o outro – a autora esmiúça várias almas e quase revela a sua.
Esse jeito de observar gentes começou ainda criança, num tempo em que Rosana era obrigada a ir à igreja, nas manhãs de domingo, assistir às missas.
Sem ter a mínima ideia se pecava ou não, em vez de seguir aquele ritual obrigatório, Rosana observava e buscava entender aqueles que pareciam tão cheios de fé e bondade, mas que se comportavam de forma adversa, bastando descer as escadas daquela igreja. Na crônica "Deus, vou te contar", Rosana conta a Deus tudo que vê - pois pensava que só ela via - depois dos degraus. E pede para que Ele dê um jeito naquela gente falsa.

Na crônica que encerra o primeiro capítulo do livro, Rosana revela como descobriu sobre imperfeições, confiança, prudência e, descobriu ainda, que ninguém se salva do julgamento alheio e da língua maldita. Nem ela.

No segundo capítulo Rosana apresenta histórias dos chefes e colegas que teve e dos clientes que tem.

Os amigos verdadeiros e os ocasionais são os personagens do terceiro capítulo.

No quarto capítulo Rosana judia do leitor levando-o às risadas e às lágrimas, de forma abrupta, sem pedir licença; relata manias, dores, alegrias e comportamentos de alguns familiares e poucos amores.

No quinto capítulo, Rosana encerra o livro expondo suas observações virtuais. Em sua última crônica "No conforto do anonimato" a autora traça um perfil dos que se enchem de coragem, para espezinhar e espalhar maldades nas redes sociais, sem revelar a própria identidade. Rosana atrevidamente insinua, nessa crônica, o que faria se tivesse tenacidade suficiente para ser uma anônima, porque para ela o anonimato não é confortável. Rosana termina seu livro fazendo um paralelo entre esses anônimos virtuais e os que usavam capa de candura aos domingos na igreja de sua infância. Anônimos que não percebiam, nem percebem - os “tolinhos”, como ela mesma diz – que, aos olhos de Deus, não passam despercebidos. Nem aos dela.

Sumário
INTRODUÇÃO
Primeiro capítulo - Quem são?
1 Deus, vou te contar
2 Na casa da praia
3 Esperando o doutor
4 Conversa no velório
5 Atrás da porta
Segundo capítulo - Tá fácil não seujão
1 É atirar pra cima e acertar num chefe
2 Cadê meu burrinho?
3 Um novo ponto de crochê
4 Se é fácil, faça você
5 Paga que eu entrego
Terceiro capítulo - Amigos e miguinhos
1 Nos dedos das mãos
2 Sentados à mesa
3 Amigos ocasionais
4 Eu não sou poste: contou, agora me escuta
5 Pra rir e chorar junto
Quarto capítulo - Só muda o endereço
1 Bulling em família
2 Na caixa de correspondência
3 Pedindo socorro
4 As alianças
5 Família e mania, todo mundo tem
Quinto capítulo - Do mundo virtual
1 Discrição? Não temos
2 Que deselegante!!
3 Nos blogs da vida: cadê meu guaraná?
4 Fonte de amizade
5 No conforto do anonimato

Biografia
Rosana é mineira, formada em Pedagogia e Direito, divorciada, sem namorado, e a procura de um rico, inteligente e gostoso. Faz o melhor café do mundo, tem duas filhas e 55 anos. Antes que essa idade vença decidiu publicar seu primeiro livro. Cansada da senzala; de escrever para terceiros - armar a cama para o outro levar a fama –; de ser ex isso e ex aquilo (ex-motorista, ex-mulher, ex-bancária, ex-funcionária, ex-patroinha), decidiu que seu livro irá colocá-la, até que finalmente, no pedestal de atual: a atual escritora mais aclamada do Brasil, quiçá do Universo.

Uma linda quinta-feira para todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há a promessa de que sim, vou publicar essas crônicas. Onde eu ainda não sei. Me aguardem!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Rosana, parabens pelo blog - será que posso acompanhar suas escritas, sou Mara Buarque - SP.
Gosto de conhecer novas historias...

Agradeço e fico no aguardo

Rosana Tibúrcio disse...

Claro, Mara. Será um prazer.
Mas olha... sou meio destrambelhada... rs

Anônimo disse...

E nossa, então já temos duas coisas em comum - destrambelhamento e gostar do Caetano, percebi que curte esse cara inteligente...

Obrigada
Mara

Rosana Tibúrcio disse...

Mara, adoro o Caetano sim... aquele lindo!!!