quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Xisto não, melhor outro nome


Apesar do talento e energia que Xisto trazia como característica de seu nome, sua vida não era lá muito interessante.
Aliás, que mãe é essa que dá ao filho que acaba de nascer – tá certo que com cara de joelho, mas sei lá, um bebê – o nome de Xisto?
Além da energia e talento já citados - diziam os estudiosos de origens, características e significados de nomes -, que Xisto também é alguém bondoso, sereno, que transmite a todos tranquilidade e equilíbrio.
Energia versus serenidade. Contradição? Completitude? Sabe-se lá!
Essas duas características, não totalmente opostas, são um tanto estranhas para serem de uma mesma pessoa. Era muito pra Xisto carregar.
O significado do nome Xisto, aliás, é aléia, ou seja: rua arborizada.
Xisto tinha verdadeira paixão por significados de nomes, buscou no significado do seu, uma explicação mais generosa para o nome feio que tinha. Ele achava feio.
Por que não lhe deram um nome parecido com Daniel ou Rafael, nome de anjo e de seus irmãos? Por que não Gabriel um terceiro anjo na casa???
Se os pais queriam mudar o sentido dos nomes, deixar os “anjos” pra lá, por que não lhe chamar de Carlos que significava fazendeiro e também era nome do avô? O avô que possuía uma bela fazenda e os mais lindos cavalos da região. Xisto adorava os cavalos do avô, sobretudo aquele ruço que se chamava apenas: “Cavalo”.
Xisto poderia se chamar “Homem” “Menino” ou “Garoto” como “Cavalo”. Por que não?
Nada justificava aquela decisão dos pais, pensava Xisto, agora mais crescidinho e estudioso das origens e significados de nomes. Ele pensava e reclamava pros pais, pra todos: “sou uma rua arborizada”. É muito feio. E quanto mais reclamava mais os amigos zoavam da "rua arborizada" transformando-a em "beco arborizado"; riam do "cisco".
Ele daria um fim nisso, ahhhh daria! Usando o talento que tinha arraigado no nome que lhe deram exigiu, a partir de um dia qualquer, que todos; todos, sem exceção, lhe chamassem de “Xan” e afirmava: "aos dezoito anos mudo meu nome, aguardem..."
E assim ele fez. Nem bem completou dezoito anos Xan procurou advogado para que o profissional procedesse, junto ao juiz competente, a alteração de seu nome.
O advogado anotou todos os dados de Xisto, nº da certidão e tudo que se referia ao seu registro de nascimento. Elaborou os porquês do desejo de mudança. Relatou fatos ocorridos na vida de Xisto; a dor que sentia quando o chamavam de cisco ou beco arborizado.
O advogado notou, porém, que Xisto reforçava muito sobre a questão do significado de seu nome, muito mais que as piadinhas advindas dele. Relatou isso também no pedido e, finalmente, fez a pergunta principal: "como você quer se chamar “Xan”? E o menino de nome feio, já um homem feito, respondeu firmemente: Xantipo*.

*Xantipo significa cavalo ruço, tal qual o Cavalo do avô

4 comentários:

Rosana Tibúrcio disse...

Hummm, acharam Xisto "sem tipo", né? Falei o tempo todo que a implicância maior dele era com o significado do nome... eu falei...

hehe

Anônimo disse...

Sem levar em consideração os significados dos nomes, só eu achei 'Xantipo' mais feio do que 'Xisto'?

medaaa!

Rafael Freitas disse...

Não dá pra entender o Xantipo, né?!
E ainda tem significado!

Eu ainda ficaria com Xisto.
Pelo menos é personagem famoso dos livros da coleção Vagalume! hehe

Rosana Tibúrcio disse...

Dãnnnn, meninos.
Coisa mais xan-tiponão preferir Xisto, né?
Por isso rii tanto... Tá, só eu ri, fazer o quê?
hehe